Ir para o conteúdo

Vida sobre rodas

Um caminho cheio de belezas! Conheça a Rota Ecológica dos Milagres com os Fusconautas

Por: Equipe Vai Por Mim e Fusconautas

| - Atualizado em

9 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

“O sertão vai virar mar, dá no coração o medo que algum dia o mar também vire sertão.”

Enquanto não se cumpre a profecia do beato que dizia que o sertão ia alagar, a gente aproveita toda a beleza e as particularidades do sertão e do litoral. No estado de Alagoas, os cenários terrosos e magníficos da Caatinga andam de mãos dadas com as cores vibrantes e inspiradoras da Mata Atlântica

Assim, Carol, Cláudio e Lindomar, mais conhecidos como Fusconautas, partem dos seus dias pelo sertão alagoano em busca da sombra e água fresca da Rota Ecológica dos Milagres, litoral Norte do estado. Vem conferir!

Um “Fuscahome” para chamar de seu: a história de Carol, Cláudio e Lindomar

Você já imaginou um Fusca de 1970 sendo um motorhome? Um lugar para descansar e renovar as energias pelo percurso? Há oito anos sendo o companheiro de estrada de Cláudio Jedai e Carol Mendonça, Lindomar tornou-se muito mais do que um carro, tornou-se lar.

Um Fusca vermelho estacionado nas areias em frente à praia com águas azuis em dia ensolarado
O Fusca Lindomar se torna um motorhome em uma localização privilegiada: em frente à Praia do Riacho. (Foto: Fusconautas)

Pelos caminhos do Brasil e da América Latina onde a dupla ama se aventurar, o Fusca vermelho é sinônimo de parceria, cumplicidade e, principalmente, de aconchego! A barraca de teto automotiva instalada no carro dá aos dois a possibilidade de passarem noites em lugares surpreendentes e que rendem muitas histórias!

São cerca de 30 mil quilômetros juntos, que permitiram ao videomaker e a cineasta viverem momentos que jamais vão esquecer, ao lado do charmoso fusquinha.

+ Curioso para saber como a viagem dos Fusconautas pelo estado de Alagoas começou? Assista aos dois primeiros episódios de Vidas sobre rodas. Carol, Cláudio e Lindomar contam sua história e percorrem estradas e cidades do sertão nordestino. Confira!

Como chegar na Rota dos Milagres?

Se, diferentemente de Carol e Cláudio, você pretende começar a rota partindo da capital, saiba que além de Maceió, é possível também partir de Recife. Seguindo de Maceió, a viagem seguirá pela via AL-105, percorrendo uma distância de 105 km. Agora, partindo da capital do estado de Pernambuco, a viagem será pela Rodovia Governador Mário Covas, por cerca de 233 km.

Continua depois da Publicidade

Aproveitando o melhor da Rota dos Milagres com as dicas dos Fusconautas

A Rota Ecológica dos Milagres é uma das principais rotas turísticas do Brasil. Com seus vinte quilômetros de extensão, abrange três municípios alagoanos: Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, todos muito próximos. É pelos dois primeiros que começa a aventura do trio.

As vilas da rota são encantadoras e as águas são quentinhas e muito convidativas, seja para o banho ou apenas para apreciar. O visual… Ah! Esse é digno de filme! 

Os Fusconautas nos contam o que viram e que você não pode perder quando colocar o pé na estrada para desbravar o litoral de Alagoas. Vem com a gente!

Um homem e uma mulher sentados em embarcação sob as águas transparentes de uma piscina natural em dia ensolarado no litoral alagoano
Para encontrar as piscinas naturais rasas assim é preciso consultar a tábua de marés antes de agendar sua viagem. (Foto: Fusconautas)

Porto da Rua e Praia do Toque

O vilarejo é o maior de toda a rota e fica em São Miguel dos Milagres. Por ali, turistas encontram uma ótima infraestrutura para aproveitar a região e é de lá, na Praia do Toque, que saem alguns dos passeios de jangada que levam às estonteantes piscinas naturais formadas em alto-mar quando a maré está baixa.

A praia é rodeada de belos coqueiros, areia branquinha e aquele mar límpido, além de ser um ótimo lugar para relaxar, aproveitar com a família e curtir dias incríveis de muito sol!

É importante ficar atento à tábua das marés em São Miguel dos Milagres antes de contratar o passeio até às piscinas naturais. Se o dia e a hora programados contarem com aquela ajuda da natureza, prepare-se para se apaixonar! 

A piscina natural do Toque é uma das mais bonitas da região. Tons de verde e azul se misturam e contrastam com as barreiras de corais que encantam os visitantes. Tudo fica ainda mais especial quando os cardumes de peixinhos aparecem nas piscinas e fazem companhia para turistas. É um espetáculo e tanto da natureza!

Vista aérea de uma piscina natural no meio do oceano com corais e algumas embarcações ao redor
As piscinas naturais do Toque, um verdadeiro paraíso para os amantes do mar. (Foto: Fusconautas)

A olho nu ou praticando flutuação com snorkel, o que é possível nessas piscinas, é importante ter consciência para a máxima preservação destes corais que, por si só, são um grande ecossistema marinho, abrigando milhares de espécies. 

A Costa dos Corais, que liga os estados de Alagoas e Pernambuco e faz da Rota dos Milagres parte da sua grandeza, tem 140 km de extensão e é a segunda maior do mundo.

Ainda na praia do Toque, é possível fazer passeios de barco, praticar vela, caminhar sem pressa e visitar o Mirante de São Miguel dos Milagres, que garante uma vista sem igual do litoral da Rota Ecológica dos Milagres!

Continua depois da Publicidade

Praia de São Miguel dos Milagres e o Camping Praia do Riacho 

Um paraíso quase deserto, dá para acreditar?! A Praia de São Miguel dos Milagres é uma das mais bonitas e famosas de toda a região. Aquele banho na água quentinha e tão tranquila, é rodeado por um cenário que, vai por mim, você nunca mais vai esquecer!

Depois de um dia aproveitando tudo isso,  já pensou em dormir na beira da praia, sentindo o frescor da maresia, o cheirinho da água salgada e contemplar um céu completamente estrelado? Com certeza essa foi a cereja do bolo na viagem dos Fusconautas! 

O Camping da Praia do Riacho, bem pertinho da famosa Capela dos Milagres, ponto turístico imperdível e que rende aquela foto sensacional, foi o lugar perfeito para montar a barraca (em cima do Lindomar) e viver essa experiência que faz parte do seu estilo de vida!

Dica Vai por Mim e Fusconautas: apesar de próximas, as praias da rota não contam com transporte entre elas. Então, a melhor pedida é ir de carro!

Um Fusca vermelho estacionado em frente à uma praia deserta em dia ensolarado
No Camping Praia do Riacho, Lindomar se transforma num ponto de descanso. (Foto: Fusconautas)

Seguindo para a parte Norte da Rota dos Milagres, o casal nos traz mais dicas imperdíveis sobre a região. Acompanhe:

Porto de Pedras e Praia do Patacho

O último município da rota é um dos preferidos do trio de aventureiros. O centrinho com casas coloridas e construções históricas traz mais uma vez aquela sensação que os Fusconautas experimentaram ao longo de quase todo o trajeto pelo sertão e litoral de Alagoas: de que esses cantinhos pararam no tempo.

Um homem dirige um Fusca vermelho que passa em frente à fachada de uma construção histórica pintada nas cores branco e azul
As ruas de Porto de Pedras são cheias de casinhas coloridas e construções históricas. (Foto: Fusconautas)

Por isso, aproveite a estadia quando estiver por lá e ande pelas ruas históricas de Porto de Pedras, conheça seu povo acolhedor e sua cultura. Depois, quando o corpo estiver pedindo por mar, é só pegar o carro e seguir pelo túnel verde, que te levará até a paradisíaca Praia do Patacho.

Considerada por vários anos como uma das praias mais bonitas do Brasil, Patacho é aquele recanto tranquilo, quase intocado e praticamente deserto, cheio de coqueiros e com cara de paraíso. Assim como a Praia do Toque, seu mar azul cristalino te convida aos passeios de barco e jangada, para dar aquele mergulho nas piscinas naturais mais bonitas da região.

Vista aérea de uma praia deserta cercada por vários coqueiros em dia ensolarado
A belíssima Praia de Patacho, cercada por coqueiros e enorme faixa de areia. (Foto: Fusconautas)

Lojas de artesanato e Associação Peixe-boi

Ao sul de Porto de Pedras, duas vilas charmosas destacam-se: Palmeira e Tatuamunha. Por lá, os ateliês e as lojas de artesanato são grandes atrativos. A dica de Carol é que você aproveite para conhecer um pouco mais sobre o trabalho artesanal dos próprios moradores e aproveitar a oportunidade de levar lindas lembranças de Porto de Pedras.

E ali, bem ao lado do pequeno centro comercial, está a sede da Associação Peixe-boi, uma base comunitária sem fins lucrativos que promove o que Cláudio chama de uma das melhores experiências da Rota Ecológica dos Milagres: um passeio de jangada para a observação deste grande mamífero.

Uma jangada navega por um rio com várias pessoas a bordo e algumas mergulhando
O passeio de jangada oferecido pela Associação Peixe-boi é um convite à imersão no Rio Tatuamunha para conhecer a história da espécie que é ameaçada de extinção. (Foto: Fusconautas)

É pelo Rio Tatuamunha que o passeio acontece, e entre explicações dos guias e uma imersão na beleza que a natureza construiu ali, Telinha, um dos peixes-boi reabilitados pela associação e reintroduzidos na natureza, surge para encantar seus visitantes. Grata pelo cuidado que recebeu quando esteve na companhia dos seus protetores, a fêmea sempre volta para revê-los.

Infelizmente, a espécie é fortemente ameaçada de extinção, por isso, torna-se cada vez mais importante os trabalhos como os que a associação faz.

Continua depois da Publicidade

Foz do Rio Tatuamunha

“Em águas, tantas vezes rasas ou profundas, a correnteza vai me levar. Um rio sempre beija o mar. Um rio sempre beija o mar…”

É no encontro deste beijo que fica uma das vistas mais bonitas de toda a Rota dos Milagres. A foz do Rio Tatuamunha é onde águas doces e salgadas brincam de, juntas, dançar. 

Quando a maré está baixa, bancos de areia se formam e permitem que você possa andar em meio ao oceano, tomar um sol e aproveitar do seu jeito essa maravilha da Rota Ecológica dos Milagres.

Dica Vai por mim e Fusconautas: aproveitando o visual e a brisa, as barracas da beira do rio servem a deliciosa gastronomia local. Enquanto você prova variedades da comida nordestina, aguarde o momento mais especial para quem visita a foz do Tatuamunha: o pôr do sol sem igual! Vai por mim: é um dos momentos mais bonitos que você viverá em sua viagem pela Rota dos Milagres.

Continua depois da Publicidade

Praia de Tatuamunha

Para finalizar essa viagem incrível, experimentando mais uma vez a liberdade de uma vida sobre rodas, Carol e Cláudio andam pela Praia de Tatuamunha em bicicletas que pegaram ali, em sua própria estadia. Se você quiser fazer o mesmo que o casal e não encontrar bicicletas disponíveis no seu hotel ou pousada, não se preocupe: você pode alugá-las!

A dupla afirma que essa é uma ótima oportunidade de ver as belezas naturais da Rota Ecológica dos Milagres de outro ângulo, percorrendo as areias de forma tranquila, sentindo o vento bater no rosto, enquanto assiste o cenário mudar entre uma pedalada e outra.

Para quem gosta mesmo é do banho de mar, Tatuamunha não decepciona. O mar é tão lindo como em toda a rota.

De gastronomia o Nordeste entende!

Você é um apaixonado pela culinária nordestina, assim como Carol e Cláudio, que na Rota dos Milagres provaram pratos típicos com muitos frutos do mar, coco e tapioca? Conheça o prato inspirado nas belezas naturais e paradisíacas de São Miguel dos Milagres, digno de um jantar pra lá de especial debaixo da copa de uma Aroeira!

Convidamos o chef Serginho Jucá para criar uma receita que é a cara deste destino encantador. Aprenda a fazer o delicioso Bobó de lagosta.

Em busca de uma vida sobre rodas

Procurando um companheiro automotivo para chamar de seu “lar de estrada”? Sabemos que Lindomar é único, mas nós trouxemos outras opções incríveis e tão charmosas quanto ele para te ajudar a escolher qual delas combina de verdade com você. Veja só:

Assim, nos despedimos desse trio que nos levou por aventuras que jamais esqueceremos. Do sertão ao litoral, Carol, Cláudio e Lindomar nos apresentaram Alagoas por olhares singulares e repletos de beleza.

Partiu desvendar o exuberante estado alagoano? Pegue todas estas dicas, coloque o pé na estrada e prepare-se para dias que jamais sairão da sua memória e do coração.

Boa viagem!

Uma mulher e um homem posam ao lado de um Fusca vermelho em uma trilha de terra cercada por árvores
Carol, Claudio e Lindomar no fim da aventura Vida sobre Rodas, que percorreu o litoral alagoano.

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

Comentários (9)

Antonio José Gomes p

Achei tudo lindo.

José Monteiro de Oliveira.

Ilha do Ferro bom demais 👍 vocês já estiverem no Pontal do Coruripe Al ? Ótimo destino no Litoral Sul de Alagoas 😉

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

Oi, José, ainda não conhecemos Pontal do Coruripe, mas já colocamos aqui na lista para pesquisar. Valeu pela dica! ✌

Vera Maria Lapol

Lindo passeio, uma aventura e tanto. PARABÉNS.

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

Vera, e que aventura! Ela começou na Ilha do Ferro, depois partimos para Piranhas e em seguida para São Miguel dos Milagres. Vem com a gente: https://www.vaipormim.com/editorias/vida-sobre-rodas 

José Monteiro de oliveira

Bom demais este roteiro.conheço muito estes lugares pois moro em Maceio 😊👍

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

José, nós amamos seu estado! Já fizemos roteiros em Maragogi, Piranhas, Ilha do Ferro... e até uma receita deliciosa inspirada no litoral alagoano, olha só: Bobó de Lagosta direto do mar de Alagoas

Sergio

Gostei estou pra viajar assim que meu home estiver pronto eu quero conhecer Alagoas

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

Sergio, estamos na torcida pelo seu home 🤞! Que tal assistir também os episódios que gravamos na Ilha do Ferro e em Piranhas a bordo do fusca Lindomar? 🚗

jose savio albuquerque

achei legal

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

Ei, Jose, que bom que gostou! Continue acompanhando a jornada dos Fusconautas por Alagoas, aqui: Vida sobre rodas

Antonio

Belíssimas praias

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

Oi, Antonio, que tal conhecer outro destino de praias incríveis? Você vai curtir a Ilha de Boipeba, na Bahia. 🏖

Antônio Carlos Barreto

Gostei do que vi como este mundo de Deus e lindo temos que sair e cê aventura para conhecer as belezas de Deus parabens pra vocês que Deus os abençoe e continue explorando estás belezas e maravilhas de Deus lindas praias

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

Antônio, que bom que está curtindo nossos conteúdos de viagem! 💚
Vai por mim: acho que você também vai gostar de conhecer a Chapada Diamantina, na Bahia, um paraíso preservado, repleto de cânions, cachoeiras e cavernas, bem aqui no nosso Brasil. 🌄

Rodrigo Moura

Lindo esse lugar!

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Vai por Mim

A Rota ecológica dos Milagres realmente é um tesouro alagoano, Rodrigo! Você também vai gostar da visita dos Fusconautas à Ilha do Ferro, confira: https://www.vaipormim.com/autos/ilha-do-ferro 

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
{##}