Ir para o conteúdo

Mel na Estrada

Campos do Jordão: descubra as belezas da Alemanha no Brasil

Por: Equipe Vai Por Mim e Mel Fronckowiak

|

6 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Aquele clima frio, uma fogueira, um vinho… a vontade de aconchegar-se em um casaco felpudo, confortável e apenas apreciar o momento. Acredite: as noites em Campos do Jordão são assim, um convite para tornar cada segundo inesquecível.

Passear sem pressa pelo centro, observando suas construções típicas com ares europeus, é tão fascinante que faz o tempo passar bem devagar, do jeitinho que bons apreciadores amam. Ideal para quem não tem hora marcada no relógio e quer desfrutar de cada cantinho do lugar! 

Para te ajudar na missão de descobrir as melhores dicas do que fazer em Campos do Jordão, a influencer e apresentadora Mel Fronckowiak, foi até a cidade para vivenciar uma verdadeira imersão nas imperdíveis experiências da região. Em mais um episódio da websérie Mel na Estrada - O mundo no Brasil, Fronck nos mostra que Campos do Jordão é muito mais do que um pedacinho da Alemanha no Brasil.

Dê o play e confira agora!

Onde fica Campos do Jordão?

Localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, a pequena cidade é conhecida por transportar para terras brasileiras todo o charme, elegância e encanto da Alemanha. Partindo da capital São Paulo, basta seguir por cerca de duas horas e meia por 172 km pela BR-116, e em seguida pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

Na foto do lado direito, a entrada da cidade de Campos do Jordão, em SP, com rua asfaltada cercada de árvores e construções de inspiração europeia. Na foto à esquerda, um carro percorre uma estrada cercada de vegetação e montanhas ao fundo.
As estradas que levam a Campos do Jordão contam com o charme das montanhas. (Foto: acervo Mel Fronckowiak)

De noite ou de dia, o que fazer na charmosa Campos do Jordão?

Tem comida deliciosa, tem vista incrível, tem parques imperdíveis e atrações para todos os gostos! Da famosa Vila Capivari, o bairro mais badalado da cidade, cheio de restaurantes, bares, lojas, hotéis e pousadas, até a Vista Chinesa, o famoso mirante que oferece um visual privilegiado dos arredores de Campos do Jordão, você escolhe por onde o seu tour vai começar!

Seguindo pelo Museu Felícia Leirner, artista plástica polonesa que tem suas obras expostas ao ar livre, à fábrica de cerveja Baden Baden, a primeira cerveja gourmet do Brasil, Mel descobre que a cidade alpina é cheia de surpresas que fazem dela ainda mais especial.

Mulher sorrindo sentada na frente de jardim com flores amarelas e laranjas com uma enorme construção ao fundo de arquitetura europeia.
Mel Fronckowiak visita o Museu Felícia Leirner e as mais de 85 obras de arte expostas ao ar livre em belíssimo jardim. (Foto: acervo Mel Fronckowiak)

Continua depois da Publicidade

Não deixe de conhecer em sua visita por Campos do Jordão:

Morro do Elefante

Conhecido como um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Campos do Jordão, de lá é possível ver toda a beleza da cidade, principalmente da Vila Capivari e seu entorno. O nome tem um motivo: a formação da montanha, vista pelo alto, lembra a silhueta de um elefante! 

Está a cerca de 1,8 mil metros de altitude, e no seu mirante os visitantes encontram bancos em jardins floridos, ótimos para descanso e apreciar a vista, e lugares para tirar fotos espetaculares para guardar de recordação. Vai por mim: anote a dica e aproveite!

Nossos amigos Fábio e Tiago, do canal @viajeporconta, visitaram o Morro do Elefante e mais quatro outras atrações imperdíveis em Campos do Jordão. Aperte o play e conheça também:

Parque Capivari

Em uma área com cerca de 40 mil metros quadrados, o Parque Capivari é um dos atrativos mais procurados pelas famílias. Por lá, diversão para todos os gostos é o que não falta! Com muito verde e contato com a natureza, os visitantes podem praticar tirolesa, arvorismo, fazer escalada e andar nos charmosos pedalinhos. 

O parque guarda uma grande relíquia que funciona até os dias de hoje: o primeiro teleférico do Brasil, inaugurado no ano de 1970. É possível chegar ao Morro do Elefante em um passeio com uma vista de tirar o fôlego!

É de lá também que você vai começar um passeio que é a cara da Alemanha: uma viagem de trem. Partindo da Estação Emílio Ribas, a viagem vai até a Estação Eugênio Lefèvre, na cidade vizinha de Santo Antônio do Pinhal. 

Ainda no Parque Capivari você vai encontrar lojinhas que vendem souvenirs, como cachecóis, luvas e malhas. Naquele tempo geladinho, cafés também são encontrados para tomar um chocolate quentinho e se aquecer!

Bancos de um teleférico posicionados em grande altura com paisagem de construções de arquitetura europeia ao fundo.
O passeio de teleférico no Parque Capivari é garantia de uma paisagem privilegiada da cidade de Campos do Jordão. (Foto: acervo Mel Fronckowiak)

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Ducha de Prata

Um passeio muito tradicional da cidade, a Ducha de Prata é um complexo de cachoeiras artificiais cercadas por decks cheios de lojinhas que vendem artesanatos, os deliciosos chocolates que são produzidos em Campos do Jordão, e as famosas malhas. Por lá, é possível se banhar nas águas cristalinas das quedas.

Pertinho do centro da cidade, o trajeto é de cerca de 1,8 kmpartindo de lá. Se quiser chegar até o ponto turístico de forma bem confortável, aproveitando para conhecer os pontos mais importantes de Campos do Jordão, o Trenzinho da Montanha, que faz o city tour, tem parada na Ducha. É só descer e curtir o atrativo do seu jeito!

Palácio Boa Vista

Com 105 aposentos, o Palácio Boa Vista foi inaugurado no ano de 1964 para ser a residência oficial de inverno do Governador do estado de São Paulo. Em 1970 foi reinaugurado com o objetivo de tornar-se um monumento para a visitação de turistas e um centro cultural. 

Os primeiros concertos de inverno de Campos de Jordão aconteceram ali, em seus jardins. Foi assim, inclusive, que surgiu o famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos eventos mais aguardados e movimentados da cidade.

Continua depois da Publicidade

É possível locar alguns espaços do palácio para eventos, como o pátio interno, o salão nobre, a sala de banquetas e a sala de estar. A Capela de São Pedro Apóstolo, que comporta cerca de 90 pessoas, também pode receber celebrações como casamentos e batizados.

Distribuídos em seus aposentos estão cerca de 1.800 obras de arte, do Modernismo ao abstrato, destacando-se oito obras valiosas e raras da artista brasileira Tarsila do Amaral. Vai por mim: a visita ao Palácio Boa Vista é item que não pode faltar na sua lista do que fazer em Campos do Jordão, SP!

Festival de Inverno de Campos do Jordão

O evento mais aguardado da região de Campos do Jordão, SP, acontece no mês de julho. Quem conhece o festival, garante: é impossível não se apaixonar. Com apresentações musicais, é considerado o maior evento de música clássica da América Latina. 

Nele, grandes nomes do cenário ministram aulas para alunos bolsistas de vários países da América Latina e América do Norte, e se apresentam em espetáculos que reúnem milhares de moradores e visitantes.

Os palcos dos shows e das aulas ficam espalhados pela cidade em alguns pontos turísticos já citados aqui: o Parque Capivari e o Palácio Boa Vista. Outros lugares que recebem as apresentações são o Auditório Cláudio Santoro, que fica dentro do Museu Felícia Leirner, e a Igreja Santa Terezinha.

Romantik Dalen

O parque temático da cidade é, sem dúvidas, um lugar que você precisa conhecer. Vai por mim: para os românticos e apaixonados, este é o lugar! Cheio de atrações imperdíveis, como o voo de balão pelos ares de Campos do Jordão, é considerado o maior parque romântico da América Latina!

O grande balão colorido sobe cerca de 25 metros e pode ser a oportunidade ideal para surpreender seu amor com uma declaração, a comemoração de uma data especial ou, quem sabe, aquele pedido perfeito de casamento? O amor está no ar!

As outras duas grandes atrações do parque são a Ponte do Eterno e a Capela Para Todo o Sempre! Para quem deseja guardar seu amor a sete chaves, a ponte é inspirada na Pont des Arts, em Paris, onde os apaixonados deixavam cadeados com seus nomes e guardavam as chaves, em busca do amor eterno.

Já a capela é uma referência às similares de Las Vegas, e é possível fazer seus votos sinceros à pessoa amada ali mesmo. Já pensou em um casamento assim? Não será preciso viajar até Nevada, nos EUA, para realizar o seu sonho!

+ Sabia que no Brasil existem destinos com pontos turísticos tão românticos quanto Campos do Jordão? É o caso de Holambra, a cidade das flores e Gramado, na Serra Gaúcha. O Deck e a Fonte do Amor são tão lindos e inspiradores quanto o Romantik Dalen!

Continua depois da Publicidade

Parque Amantikir

Aberto para visitação durante todos os dias do ano, Amantikir, o parque fundado no ano de 2007, guarda cerca de 700 espécies de plantas, distribuídas nos seus cerca de 60 mil metros quadrados, em jardins que são verdadeiras obras de arte. 

Nascido do desejo do paisagista e agrônomo Walter Vasconcellos em trazer para Campos do Jordão, sua terra natal, jardins tão bonitos quanto os que conhecia em suas viagens pela Europa, é um dos parques mais visitados da cidade. Suas cores, flores e visual são o que atraem tantos curiosos para lá. Mais uma opção imperdível do que fazer em Campos do Jordão.

O Parque Amantikir é um dos 5 lugares românticos que nossos amigos Fábio Pastorello e Cleber Alcantara, do canal @viagenscine, indicam. Assista para conhecer os outros quatro: 

Parque da Cerveja

Existem dois povos que são cervejeiros por natureza: o brasileiro e o alemão. Em Campos do Jordão, onde as tradições do país germânico são grandes inspirações para a arquitetura e a gastronomia, o Parque Cervejeiro, da Cerveja Campos do Jordão, é aquele tipo de lugar que te transporta para o clima da Alemanha.

Em jardins repletos de Araucárias, uma experiência diferenciada para os apreciadores da bebida milenar!  Lá dentro você encontra a Escola da Cerveja, e vai aprender um pouco sobre sua produção e todos os processos. No Museu da Cerveja, vai encontrar uma exposição ao ar livre que te conta uma linha do tempo desde a descoberta da bebida até os dias de hoje. 

A experiência imersiva te faz mergulhar nos detalhes que estão entalhados em grandes placas de madeira ao longo do caminho. Com a leitura de QR codes, você pode ouvir um pouco mais sobre cada momento da história da cerveja com o passar dos anos.

Um dos pontos altos do passeio é o Mirante da Mantiqueira, com vista panorâmica de 180 graus para a monumental serra de mesmo nome. Sua estrutura nos traz a sensação de que estamos flutuando pelos ares de Campos do Jordão, assim como no passeio de balão!

O visual é inspirador e atrai muitos visitantes na espera de um pôr do sol que fica para sempre na memória! Vale a pena cada segundo no mirante.

Continua depois da Publicidade

Dica Vai por Mim: já imaginou fazer um piquenique rodeado de amigos, em um espaço totalmente conectado à natureza, degustando a cerveja artesanal produzida no parque? 

O Beernic, como foi apelidado, te convida a desconectar-se de todo o resto, apenas apreciando o momento. Estenda a toalha quadriculada na grama, retire as comidinhas deliciosas da cesta, a tulipa e a garrafa de cerveja, faça seu brinde e guarde lembranças especiais da Alemanha no Brasil.

Outros atrativos no Parque da Cerveja:

  • Visitação à fábrica;
  • Restaurante Alto da Brasa;
  • Loja de souvenirs;
  • Ponto do charuto;
  • Sala de Barricas.

O que comer em Campos do Jordão? Conheça as delícias da cidade alpina

Quem é que não ama um belo café da manhã, daqueles em que a gente se perde na imensa variedade de coisas deliciosas para provar? Pense o quão especial seria começar o seu dia em um lugar cheio de charme tomando um chá delicioso, um café fumegante, comer um bolo de dar água na boca junto com um chocolate quentinho e saboroso?

Na cidade mais alta do Brasil você pode (e deve) viver essa experiência! Visite os vários cafés de Campos do Jordão, como o Sans Souci, o Café no Bosque e o Geneve. Sirva-se e aprecie sem moderação!

E lembre-se: em hipótese alguma vá embora sem provar um maravilhoso fondue. Vai por mim: você não vai se arrepender.

Do lado esquerda, uma mulher com garfo em direção à boca degusta uma refeição em restaurante ao ar livre. Do lado direito, close em um prato de inspiração alemã com salsichas, queijo e outra carne.
Experimentar a gastronomia é uma das melhores formas de conhecer Campos do Jordão. (Foto: acervo Mel Fronckowiak)

Mel Fronckowiak é especialista em dicas de lugares no Brasil que são surpreendentes. Quem disse que é preciso usar o passaporte para conhecer os lugares mais incríveis do mundo? Ela pode te provar que não. Quer ver só?

+ Chapada das Mesas: do Nordeste brasileiro ao Arizona, nos EUA.

+ A imensa beleza de Maragogi, as Maldivas do Brasil.

+ Salvador, Bahia, como você nunca viu. Conheça a Lisboa do Brasil!

Já parou para pensar qual seria seu melhor companheiro de quatro rodas para explorar as estradas do Brasil e conhecer destinos repletos de surpresas como Campos do Jordão? A gente sabe que economia é item que não sai da lista de atributos na escolha de um veículo, por isso te trouxemos dicas valiosas. Dá só uma olhada na nossa lista de 3 carros econômicos que você precisa conhecer!

Chegou a hora de colocar o pé na estrada e aproveitar Campos do Jordão da melhor forma: sempre do seu jeito! Aproveite as dicas de Mel Fronckowiak e desfrute de toda a beleza da região da Serra da Mantiqueira.

Boa viagem. Nos vemos no próximo destino!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

Comentários (6)

Daniel

Bom de mais

Jurema Carvalho

Parabéns! Adorei seu vídeo em Campos do Jordão. Como faço para me inscrever e assistir à outros?

Dorcelina Carvalho

Eu já passei em serra da montiqueira

AQUINO

Ainda vou conhecer canpos do jordão

Nelise

Lugar encantador!

Mariana Lisboa

Que demaissss!!!! Já quero conhecer!!

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}