Ir para o conteúdo

Chapada dos Veadeiros e o espetacular Cerrado brasileiro

 

Trilhas, cachoeiras e um merecido descanso. Um contato intenso com a natureza em suas mais variadas formas que revigoram as energias. A Chapada dos Veadeiros, no noroeste do estado de Goiás, é para aqueles que são apaixonados por experiências em lugares incríveis do nosso Brasil.

A região está dividida entre algumas cidades no estado goiano.​ As principais bases para quem vai visitá-la são Alto Paraíso de Goiás (pouco mais de 250 quilômetros do aeroporto de Brasília) e Vila de São Jorge (mais 30 quilômetros de estrada). 

A primeira tem um quê místico, além de melhor estrutura turística, enquanto a segunda vai por um caminho mais alternativo e, apesar de confortável, é mais rústica. Qual das duas te agrada mais?

Cachoeira dos Macaquinhos
Cachoeira dos Macaquinhos
Fayson Merege
Fayson Merege

Você pode escolher onde ficar de acordo com o seu estilo ou da sua viagem, mas também de acordo com a distância das atividades que pretende colocar no seu roteiro. Tem tanta coisa para fazer na Chapada que é até difícil decidir por onde começar!

Fayson Merege, fotógrafo, visitou a região em mais um episódio da série Sinta a Viagem, e nos apresenta todos os momentos marcantes que viveu por lá durante seus cinco dias na Chapada dos Veadeiros. Suas lentes nos contam o que já era esperado: o visual é de arrepiar!

Assista ao episódio e fique neste post para saber tudo o que você não pode, de jeito algum, perder no seu passeio por lá. Pegue o papel e a caneta e descubra a Chapada dos Veadeiros do seu jeito!

Chapada dos Veadeiros para quem fica em Alto Paraíso de Goiás

Esta região é cercada de cachoeiras e atrativos belíssimos, que são perfeitos para abrir a sua programação. Separamos, junto com Fayson, algumas delas que não podem ficar de fora do seu roteiro: 

Cachoeira Loquinhas

O visual impressiona: pedras coloridas, cobertas por água cristalina e cercada por muita vegetação. Na alta temporada costuma ficar cheia, pois o local é de fácil acesso, o que chama a atenção dos visitantes. Não importa qual seja o estilo da sua turma, Loquinhas é ideal para viajantes de todos os perfis.

Fauna
Fauna
Cachoeiras de Almécegas
Cachoeiras de Almécegas

Dica do Merege: Cachoeiras de Almécegas

Se você é da turma dos que amam cachoeira, mas não curtem aquela caminhada pesada, na Fazenda São Bento, a apenas 3 quilômetros da Loquinhas, você terá acesso a três outras cachoeiras sem muito esforço: as Almécegas I e II, além de outra, que leva o nome da propriedade onde todas elas estão situadas. É só chegar e aproveitar!

Cavalcante e a Ponte de Pedra                                                 

Que tal passar por uma trilha com várias vegetações bem particulares do Cerrado, conhecendo as maravilhas de matas mais densas, até um Cerrado rupestre? Essa é uma das nossas dicas especiais: uma trilha que leva para uma formação geológica única, em forma de ponte, conhecida como Ponte de Pedra.           

Mas, é claro que essa atração não para por aí. Abaixo dela, você também pode nadar por um grande poço e aproveitar um lindo visual, com mirantes incríveis ao redor. De lugares com beleza única, Chapada dos Veadeiros entende e muito!

Dica do Merege: Catarata dos Couros

São 18 quilômetros até o início da trilha de nível intermediário, que vale cada minuto de esforço. Além da catarata, a trilha também vale a pena pelo trajeto, com diversas quedas d’água para quem quiser se refrescar.

O visual e a sensação mudam muito em cada época do ano. Em período de seca, você consegue nadar e aproveitar o clima. Mas, durante as temporadas de chuva, o grande volume de água que passa pelo lugar faz com que a vista seja ainda mais bonita.

Vai por mim! Engenho II 

Área pertencente ao povoado Kalunga, em que se pratica os turismos de natureza e cultura. É no Engenho II que fica a famosa Cachoeira Santa Bárbara, que tem a água mais azul e cristalina da região, ideal para aquela foto que você tanto sonhou!

Faz parte do atrativo o famoso almoço Kalunga, com comida de qualidade e variada, preparada em fogão à lenha. Todos os alimentos são orgânicos, produzidos na própria comunidade. Uma verdadeira experiência no Cerrado!

Catarata dos Couros
Catarata dos Couros
Vale da Lua
Vale da Lua

Chapada dos Veadeiros para quem fica na Vila de São Jorge

Se a sua ideia é explorar a natureza e ficar por um período maior na Chapada, São Jorge guarda paisagens e experiências de tirar o fôlego! Confere só:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Bem próximo de São Jorge, é um dos carros-chefes do turismo local. Para conhecer de ponta a ponta, melhor reservar dois dias: um para cada uma das trilhas que cruzam o parque, uma com 12 e outra com 8 quilômetros, contando ida e volta, ambas repletas do que ver!​

Vale da Lua

Também pertinho da vila, e outro dentre os lugares mais visitados da região, ganhou esse nome pela semelhança com a superfície lunar: diversas crateras formadas pelo atrito da areia levada pelo rio. Por lá, você ainda encontra algumas piscinas naturais para ajudar a amenizar aquele calorzão e dar um mergulho que revigora!

Cachoeira do Segredo

Se você é cheio de disposição e não quer perder nadinha do que a região tem para te oferecer, a trilha de 16 quilômetros (ida e volta), que leva até a queda d’água de 115 metros, é inesquecível e de arrepiar! O trajeto é coberto por bastante vegetação, o que ajuda a proteger do sol forte, e cruza o rio mais de dez vezes, portanto, nossa dica de ouro para esse trajeto é contratar um guia.​ ​

Ter um carro na Chapada dos Veadeiros é a melhor opção para desbravar o máximo da região, afinal, são muitas atrações e cachoeiras para explorar e guardar lembranças de um lugar tão único! Se você não sabe qual modelo de veículo é melhor para a sua aventura, nós vamos te ajudar:

Chapada dos Veadeiros e o espetacular Cerrado brasileiro
Chapada dos Veadeiros e o espetacular Cerrado brasileiro

Vá de Grupo P - 4x4 para um desempenho sem igual, ou de Grupo NX, aquela pick-up de luxo que você merece. Outra ótima pedida para desvendar as belezas da Chapada dos Veadeiros é o Grupo GX - SUV automático.

Confira nossas categorias de carros, reserve seu veículo e planeje sua rota com a gente.

Acompanhe Fayson Merege em suas aventuras fotográficas pelo Brasil:

Cânions do Piauí: um espetáculo de paisagem
Cânions do Sul: um lugar para compartilhar

Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas.

Perfeito para você

Receba dicas de experiências e destinos diretamente no seu e-mail.

Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Por: Fayson Merege

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
Por: Sara Pereira dos Santos

Completamente apaixonada por esse vídeo, conheço esse lugar. Amoooo!!!
Obrigada ♡

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.